O papel estratégico do Rio Grande do Sul no mercado de semicondutores
O ecossistema de semicondutores do Rio Grande do Sul foi o foco principal de um painel no segundo dia do Simpósio de Semicondutores da América Latina e do Caribe (SemiCon-LAC 2026), realizado na quinta-feira (18/6) no Tecnopuc, em Porto Alegre. Com organização conjunta do governo estadual, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Invest RS, o evento internacional segue até sexta-feira (19/6), promovendo debates sobre inovação, desenvolvimento tecnológico, cooperação internacional e oportunidades de negócios. A iniciativa reforça o papel da região na cadeia global de semicondutores.
Programa Semicondutores RS: fortalecendo a indústria local
Na abertura do painel “Rio Grande do Sul – O coração do ecossistema de SemiCon da América Latina”, Guilherme Camboim, diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, detalhou o Programa Semicondutores RS, política pública que busca fortalecer a cadeia produtiva local, incentivar a inovação e formar talentos. O investimento previsto até o final de 2026 é de R$ 70 milhões, distribuídos em diversas iniciativas do programa.
Camboim ressaltou que o Estado possui uma trajetória histórica em microeletrônica, apoiada por universidades renomadas, parques tecnológicos e institutos robustos. O objetivo é consolidar o Rio Grande do Sul como um hub latino-americano até 2030, promovendo a qualificação e retenção de profissionais, pesquisa aplicada e redes colaborativas entre academia e indústria. O programa também visa fortalecer empresas existentes, fomentar a criação de novas e atrair investimentos, em parceria com outras secretarias.
Leia também: CFOs Aumentam Investimentos em Tecnologia e Impulsionam Crescimento Econômico
Fonte: olhardanoticia.com.br
Leia também: Nova geração de radares inteligentes transforma fiscalização nas rodovias de Minas Gerais
Fonte: bh24.com.br
Iniciativas que conectam talentos, pesquisa e inovação
O painel aprofundou o debate em três eixos estratégicos para o ecossistema gaúcho de semicondutores: formação de talentos, pesquisa aplicada e empreendedorismo. Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) apresentaram iniciativas de capacitação e integração entre academia e indústria. Sandro Binsfeld, representante do iTT Chip, destacou a importância dos cursos de especialização para atrair e reter profissionais qualificados, citando o novo curso em Projetos de Circuitos Integrados Digitais, lançado pela Sict em parceria com a Unisinos.
Na área de pesquisa aplicada, Carlos Eduardo Pereira, cientista-chefe do Centro de Competência em Agricultura Digital (Cedra), e Ismael Fraga, cientista-chefe do Instituto Silicium, discutiram a relevância da conexão entre produção científica e mercado para promover inovação e atrair investimentos. Fraga ressaltou o potencial do setor agrícola brasileiro e a necessidade de colaboração entre os diferentes estados para otimizar o desenvolvimento de produtos.
Empreendedorismo e desafios para startups no setor
No eixo de empreendedorismo e inovação, participantes como Lissandro Dalla Nora, diretor-presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), Moshe Zalcberg, da incubadora Silicon Catalyst, e Rodrigo Mazzilli, da startup Senseworks, discutiram caminhos para transformar conhecimento em negócios e inserir o Rio Grande do Sul em redes globais. Mazzilli alertou para a escassez de capital privado no Brasil, um desafio para as startups locais, em contraponto a outros países.
Leia também: Amapá registra crescimento de 545% em startups e aposta na Margem Equatorial para expansão tecnológica
Fonte: amapainforma.com.br
A Política Nacional de Semicondutores também foi tema do painel, com a participação do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luiz Antonio Elias, que destacou a sinergia entre as diretrizes nacionais e o potencial do ecossistema gaúcho, abrindo espaço para parcerias e investimentos. Aspectos como atração de investimentos, logística e infraestrutura foram abordados por representantes da Invest RS, Sedec, Tellescom, Ensilica, Finep, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Grupo Coester/Citec.
Visitas técnicas aprofundam conhecimento prático
Na sexta-feira (19/6), o evento dedicou sua programação a visitas técnicas, oferecendo aos participantes uma visão prática do ecossistema de semicondutores do Estado. O roteiro incluiu o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre, seguido pelo Tecnosinos, em São Leopoldo, com visitas ao parque tecnológico e a empresas associadas, como HT Micron e iTT Chip.
Perspectivas do Programa Semicondutores RS para o futuro
O SemiCon-LAC integra as ações do Programa Semicondutores RS, lançado em 2023 pela Sict para impulsionar a competitividade do setor no Estado. O programa engloba incentivos fiscais, atração de empresas, investimentos estratégicos e formação profissional, consolidando o Rio Grande do Sul como um polo tecnológico relevante no mercado global de semicondutores.
